Região Salinas-MG

.

PAGINAS NO BANNER

Conheça Salinas-MG



MUNICÍPIO DE SALINAS FOI CRIADO EM 1880


Brasão de Salinas.
O dia 18 de dezembro de é um dia especial para Salinas digno de registro e comemoração. O município foi criado no dia 18 de dezembro de 1880, final do século XIX. Vivia-se o Brasil imperial de D. Pedro II. Trata-se da mais importante data de sua história que vem desde 1790, no final do século XVIII, quando chegaram os pioneiros e iniciaram o primeiro núcleo urbano  para exploração de sal gema, produto muito precioso na época.



O município foi criado pela Lei Provincial nº. 2.725, de 18 de dezembro de 1880assinada pelo vice-presidente da província de Minas Gerais, Cônego Joaquim José de Sant'Anna, na então capital Ouro Preto, cujo imenso território foi emancipando da Vila de Rio Pardo (atual município de Rio Pardo de Minas).

Infelizmente, data tão importante foi esquecida pelas autoridades. Equivocadamente, o município comemora como sendo sua data oficial o dia 4 de outubro de 1887 (feriado municipal) em razão da Lei Provincial nº. 3.485. Não se questiona a importância desta data, pois esta foi somente o reconhecimento da vila de Santo Antônio de  Salinas como cidade. Nesta data, o município já existia, inclusive com instalação de sua 1ª. Câmara Municipal  no dia 18 de janeiro de 1883.

Como povoado, Salinas surgiu por volta de 1790, no final do século XVIII, ainda no período colonial lusitano. Considerando-se o período de surgimento do povoado, Salinas tem hoje 224 anos de história e, inacreditável, quase ninguém se dá conta disso, principalmente as autoridades constituídas. De 1790 a 1833 foi povoado e integrava o Termo de Minas Novas do Fanado (atual município de Minas Novas). De 1833 a 1880, foi distrito de Rio Pardo de Minas. De 1880 até os dias atuais como município.

Salinas, década de 1930.
Salinas possui quatro datas importantes na sua história dignas de registro: 1790 (surgimento do povoado),  1880 (criação do município), 1883 (instalação da 1ª. Câmara Municipal) e 1887 (vila elevada a cidade). Somente a última é comemorada oficialmente. Assim, a data oficial do município de Salinas deveria ser 18 de dezembro de 1880, ou, na pior hipótese, 18 de janeiro de 1883, data de instalação da 1ª Câmara Municipal. 



Algum vereador de Salinas com lucidez histórica deveria propor projeto de lei alterando a data oficial do município. É o mínimo que se faria aos antepassados salinenses que lutaram pela emancipação da Vila de Rio Pardo.

Do seio de Salinas foram criados vários municípios ao longo de sua história: Pedra Azul (1911), Taiobeiras (1953), Águas Vermelhas (1962), Rubelita (1962), Fruta de Leite (1995), Novorizonte (1995) e Santa Cruz de Salinas (1995).

Figura como principal economia da microrregião de Salinas (Alto Rio Pardo) composta por dezessete municípios. A epopeia do povo salinense é digna de registro. Lembrar o passado salinense é dar o devido valor aos seus antepassados que tanto contribuíram para a Salinas de hoje ser o que é no cenário nacional, inclusive com o título invejável de Capital Mundial da Cachaça de Alambique.

Abaixo texto original da Lei nº. 2.725, de 18 de dezembro de 1880, que criou o município de Santo Antônio de Salinas (em 1923 o município passou a se chamar somente Salinas - Lei Estadual nº. 843, de 7 de setembro de 1923 - tal como é até hoje):

................

LEI Nº. 2725, de 18/12/1880
(texto original)

Cria o Município de Santo Antônio de Salinas

O Cônego Joaquim José de Sant’Anna, Comendador da Ordem de Cristo e Vice-Presidente da Província de Minas Gerais: Faço saber a todos os seus habitantes, que a Assembléia Legislativa Provincial decretou, e eu, sancionei a Lei seguinte:

Art. 1º - Fica elevado à categoria de vila o arraial de Santo Antônio de Salinas, devendo ser a mesma instalada, depois que seus habitantes houverem oferecido à província os edifícios com as acomodações necessárias para câmara, cadeia e escolas de instrução primária. 

§ 1º - O município desta vila se comporá das freguesias de Santo Antônio de Salinas, sua sede, e de Água Vermelha, ambas desmembradas do termo do Rio Pardo; ficará pertencendo à comarcado Grão Mogol, e terá todos os ofícios de justiça criados por lei geral. 

§ 2º - As divisas da freguesia de Água Vermelha serão asmesmas do antigo distrito deste nome, compreendendo os lugares denominados Catinga e Pajão.

Art. 2º - Ficam revogadas as disposições em contrário.

Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimentoe execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contém.

O Secretário desta Província a faça imprimir, publicar e correr.

Dada no Palácio da Presidência da Província de Minas Gerais, aos 18 de dezembro de 1880.

Joaquim José de Sant’Anna
Presidente da Província.

1918 - Antigo mercado de Salinas.




1943 - Antigo prédio da prefeitura de Salinas na rua Barão do Rio Branco
onde atualmente existe uma agência bancária do Banco do Nordeste do Brasil.

1943 - Feirantes no antigo mercado velho.

1943 - Antigo mercado velho.
1943 - Caminhão transportando mercadorias e pessoas na estrada de rodagem Salinas - Montes Claros.
1943 - Acidente entre caminhão e dois carros na estrada de rodagem Salinas - Montes Claros.
1943 - Carro atolado na estrada de rodagem Salinas - Montes Claros.
1943 - Visita do Secretário Estadual de Obras Públicas, Demerval José Pimenta 
(sexto da esquerda para direita) a Salinas.


SALINAS EM 1932/1933

1932 - Milicianos de Salinas.

1932 - Milicianas de Salinas.
1933 - Tenente E. Mendonça e o escrivão Eleotério na Delegacia de Salinas.



SALINAS EM 1922

1922 - Inauguração de ponte de madeira sobre o rio Salinas.

1922 - Inauguração de ponte de madeira sobre o rio Salinas.
1922 - Cadeia velha de Salinas.

O PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE SALINAS

Primeiros automóveis de Salinas. Ao fundo a primeira sede da prefeitura de Salinas, demolida por razões estruturais. Foi construído novo prédio onde por muitos anos funcionou o famoso Elite Clube.



Chega à Salinas, no dia 16 de agosto de 1925, o primeiro automóvel, modelo Ford bigode, conduzido por Domingos Português e seu patrício Aníbal, oriundo de Brejo das Almas - atual município de Francisco Sá. O acontecimento assombrou os salinenses que não conheciam automóveis. Até feriado foi decretado pela Câmara de Vereadores para comemorar data tão importante e singular. 

De Salinas o automóvel seguiu para Jequitinhonha passando por Taiobeiras e Pedra Azul. Tempos depois apareceram em Salinas mais quatro automóveis (Ford bigode) que foram adquiridos por 5:500$000 (cinco contos de réis) cada por Joaquim Correia, Cel. Idalino Ribeiro, Inácio Loyola e Padre Salustiano Fernandes dos Anjos. 

Em 1928, o prefeito Cel. Idalino Ribeiro promoveu a construção de estrada de rodagem ligando Salinas a Brejo das Almas. Ficou pronta em 1929. Entre 1931 e 1933, o Governador do Estado, Olegácio Dias Maciel, refez a estrada pagando um conto de réis por quilômetro no intuito de criar frente de serviço para enorme quantidade de pessoas desempregadas na época. Cel Idalino Ribeiro financiou a construção com recurso próprio, sendo posteriormente reembolsado pelo Governo do Estado.

O PRIMEIRO PREFEITO DE SALINAS

Antônio dos Anjos da Silva 
Sobrinho, primeiro prefeito 
(agente executivo) da 
história de Salinas no
período de 1883-1886.
Por Roberto Carlos Morais Santiago


Antônio dos Anjos da Silva Sobrinhmarcou seu nome na história de Salinas no final do século XIX. Foi um dos sete primeiros vereadores da história do município eleitos que tomou posse na instalação da 1ª. Câmara Municipal ocorrida em Rio Pardo de Minas no dia 19 de janeiro de 1883. O município fora criado pela Lei Provincial nº. 2.725, de 18 de dezembro de 1880. 


O vereador Antônio dos Anjos da Silva Sobrinho foi escolhido presidente da Câmara de Vereadores e, em consequência, também escolhido agente executivo (cargo equivalente a prefeito atualmente) para o período de 1883-1886. 

O fato confere a Antônio dos Anjos da Silva Sobrinho como o primeiro presidente da Câmara de Vereadores e o primeiro prefeito (agente executivo) da história de Salinas constituindo-se no primeiro mandatário político local sob a égide de município emancipado.

Ressalta-se que até 1932, final do período da República Velha, os municípios brasileiros eram administrados pelos presidentes da Câmara de Vereadores com o apoio de uma junta de conselheiros.


FRASE
"Ter nascido em Salinas, é sobretudo, carregar para o resto da vida a marca na alma, um jeito impregnado nas entranhas, daquele povo de hábitos simples e hospitaleiros, matreiro e sabido."







Página inicial